A forma como se encaram os dias leva-os a correr ou a soluçar aos nossos olhos. Os meus dias têm corrido, embora o façam contra a minha vontade. O tempo urge e é necessário apresentar trabalho feito.

O meu projecto de investigação – A utilização de ferramentas tecnológicas e os processos de aprendizagem: um estudo na introdução à Álgebra no 2.º ciclo.

O que se pretende?!

… conhecer a influência da utilização de ferramentas TIC nos processos cognitivos de aprendizagem de alunos do 2.º ciclo de escolaridade, no contexto da introdução do tema Álgebra.

Quando se fala da utilização de tecnologia em educação, assume-se frequentemente que a sua introdução no ensino é simples e benéfica, bastando para isso a disponibilização aos alunos de ferramentas informáticas. No entanto, a investigação tem demonstrado que para que a utilização destes materiais se traduza em resultados positivos na aprendizagem dos alunos é necessário alterar as práticas e os hábitos do professor nas suas aulas.
Por outro lado, a utilização de ferramentas informáticas também pode alterar a forma como os alunos aprendem. Mas para tal o professor deve ter consciência deste facto e apoiar os seus alunos, desenvolvendo actividades que os conduzam a novas aprendizagens. O que pretendo com a minha investigação é perceber quais as diferenças nos processos de aprendizagem/resolução dos alunos cujos professores recorrem à utilização das TIC nas suas aulas para a resolução de tarefas matemáticas relativamente aqueles cuja aprendizagem se dá num  ambiente ‘tradicional’.

Bom ponto de partida?!… a ver vamos…

Anúncios